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sábado, 21 de maio de 2011

Convenientes e inconvenientes do Metro

O Metropolitano integra o conjunto de transportes ferroviários, no qual é indicado para o transporte de pessoas a pequenas distâncias.
O facto de ser, principalmente movido a energia eléctrica, faz com que o Metro responda positivamente a um dos grandes problemas de todos os meios de transporte, uma vez que os baixos consumos de energia traduzem-se num reduzido impacto ambiental, ao contrário dos restantes transportes, prejudicando mais o ambientes com os gases libertados para a atmosfera. A distância tempo/custo é, um dos aspectos mais positivos que o Metropolitano apresenta, pois as viagens rápidas e fraco congestionamento exprimem uma elevada redução destes dois parâmetros.
No entanto, o Metro apresenta aspectos negativos, pois o carácter fixo dos seus itinerários implica obrigatoriamente o transbordo de passageiros, aumentando assim a distancia-tempo/custo, traduzindo-se numa fraca flexibilidade, bem como a comodidade dos passageiros. O horário amplo oferece um serviço regular podendo assim, ter como já referido, viagens rápidas entre longas distâncias.
Este transbordo obriga por parte da identidade reguladora do metropolitano, a criação de estações no qual irá aumentar a mão-de-obra, assim como o gasto de capital na criação das mesmas, pois as vias férreas tem de ser totalmente construídas em simultâneo, ou seja, não podem ser construídas por etapas, facto que traduz a que apenas os países desenvolvidos consigam realizar estas obras, uma vez que possuem mais capacidade de investimento e manutenção das mesmas, para que este transporte, possa ter e oferecer aos seus passageiros todas as condições necessárias de segurança. Este constante investimento na manutenção das infra-estruturas, deve-se ao facto deste tipo de transporte ser de elevado peso.
Esta segurança tem-se vindo a notar ao longo dos anos, uma vez que o metropolitano é considerado um dos transportes terrestres mais seguro, em termos de viagem, o que, em comparação com o transporte rodoviário, este apresenta uma fraca sinistralidade assim como um elevado nível de conforto.
Como já foi mencionado, o metropolitano é adequado para o transporte quer a curtas ou médias, uma vez que apresenta a particularidade de uma elevada capacidade de carga de passageiros, pois com o desenvolvimento mecânico, este transporte suporta um elevado número de carruagens.
Um dos aspectos mais positivos no Metro, é o facto de este completar grande parte dos transportes, como por exemplo, o transporte marítimo, ferroviário, aéreo ou rodoviário. Com o elevado número de estações disponíveis, a acessibilidade a este tipo de transporte é simples, rápida e cómoda, no entanto, o Metro não chega aos principais pontos de interesse da cidade de Lisboa.
Estas infra-estruturas são muitas vezes, locais de abrigo a pessoas que não têm habitação própria, causando um certo mau estar aos utilizadores do metropolitano, podendo até estes, serem vítimas de ameaças ou furtos, no entanto, este cenário tem vindo a diminuir ao longo dos anos uma vez que o metropolitano tem vindo a reforçar a segurança. Outra das grandes desvantagens do metropolitano é que, em caso de avaria numa das linhas, esta fica impedida de realizar o trajecto normal, afectando assim os restantes veículos metropolitanos, não cumprindo assim os horários estabelecidos.

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